A mãe
No quinto mês ocorrem várias mudanças para a mãe. Poderá ser percebido o aumento de secreção vaginal, inchaço nas pernas, pés e mãos, aumento do apetite, aumento dos batimentos cardíacos, possível sangramento do nariz e gengiva. Podem aparecer estrias na região dos glúteos, coxas e abdômen, por conta do alongamento da pele.
As mudanças na circulação requerem que a grávida pare e se movimente com frequencia. É necessário a continuidade desses movimentos durante o resto da gravidez. Os seis podem começar a liberar um fluído amarelado, chamado colostro em preparação para a amamentação. Nessa fase, já podem começar a serem sentidos os movimentos do bebê.
Asia e prisão de ventre são consequências constantes na gestação, estas podem ser causadas pela alteração hormonal que ocorre durante a gravidez e interfere na produção de enzimas digestivas e no peristaltismo intestinal. (Para saber como evitá-las, consulte "cuidados")
ATENÇÃO! Se houver qualquer tipo de sangramento no começo da gravidez, pode significar ameaça de abortamento. Consulte um médico sem titubear.
As cáries podem aparecer! Antigamente o problema de fragilidade dentária das grávidas esteve ligado a uma possível perda de cálcio. Hoje, através de estudos mais recentes liga-se este fato a uma alteração na saliva que pode desencadear um processo de cáries, gengivas inchando e sangrando através da ação dos hormônios.
Os famosos enjoos e ânsias de vômito são os efeitos da gravidez mais comentados entre as futuras mamães. Se ocorrerem esses sintomas, relate sobre eles com o seu médico. Enjoos significam que seu corpo está passando por transformações, e ele tem seu tempo para que consiga se adaptar. Geralmente não passa dos três primeiros meses de gravidez, variando, é claro, de grávida para grávida. Algumas nem sentem, outras sentem apenas em um mês. Não adianta fazer simpatia e passar por cima do pai para que os efeitos desapareçam, o importante é manter uma alimentação correta e saudável.

* Lembre-se de consultar um médico e fazer um acompanhamento da sua gestação por um profissional, aqui damos apenas dicas. Cuide de você e de seu bebê.