Cuidados

 

Sua Dieta

 

É importante que a futura mãe assegure-se de comer alimentos ricos em vitamina C. Seu corpo não armazena vitamina C, assim que é importante obter um fornecimento fresco a cada dia. Boas fontes de vitamina C são laranjas, brócolis e tomates. Além disso, sua necesidade de ferro aumenta. Para se assegurar de que seu corpo tenha a quantidade suficiente de ferro, coma carne vermelha sem gordura, verduras, pães integrais, frutas secas e feijão.

                   

 

Ecografias

 

Durante o quinto mês se realiza a ecografia mais importante da gravidez para ver em detalhe a anatomia do feto, a localização da placenta e se há risco de parto prematuro.

                             

Exercícios Físicos

 

Muitas mulheres gestantes são dedicadas esportistas, e uma dúvida muito frequente é saber até que ponto o esporte ou qualquer outra atividade física pode ser praticada durante a gravidez. A grande maioria dos ginecologistas acreditam que a prática de exercícios físicos durante a gestação é muito importante para o bem estar da mulher, por seus inúmeros benefícios: melhora a circulação sanguínea, alivia as dores lombares, fortalece a musculatura, ajuda os problemas de sono, promove um aumento mais gradual do peso, entre outros. O importante é conversar com seu obstetra sobre quais atividades físicas são as mais indicadas e qual a intensidade e duração das mesmas. É óbvio que são desaconselháveis esportes violentos ou perigosos como lutas marciais, esqui aquático, mergulho, e qualquer tipo de atividade física que provoque um desgaste muito intenso. Os mais aconselháveis são: caminhadas, natação e ginástica para gestantes, exercícios de relaxamento.

                                          

  

Problemas Dentários: 

 

Algumas gestantes sofrem de problemas dentários durante a gravidez, como por exemplo, inchaço e maior sensibilidade das gengivas, podendo até apresentarem inflamações e sangramentos. Para evitar danos maiores aos dentes e às gengivas, é necessário alguns cuidados básicos: consulte o seu dentista e conte sobre a sua gravidez, se possível faça uma limpeza geral, mas evite fazer radiografias e anestesias; faça uma cuidadosa higiene bucal todos os dias, lavando os dentes após as refeições e usando o fio dental, ou jato d'água ou bochechos; e evite comer doces, balas e guloseimas. Cuidados estes já tão proclamados como eficazes para uma dentição perfeita, durante a gravidez são absolutamente indispensáveis.

                                               

                                               

Evitando Azia:

 

 Uma dieta leve, com bastante fibra, líquidos e frutas (as menos ácidas como mamão, melão, ameixa, figo, por exemplo), muitas resolvem o problema. Nestes casos é bom lembrar que a automedicação é perigosa . Somente ingira remédios sob prescrição médica!

                                                 

 

Exames que podem ser realizados*:

Hemograma

Glicose

t3 - tri-iodotironina

t4 - tiroxina

t4L - tiroxina livre

tsh

Hepatite B

Hepatite C

Gonadotrofina coriônica

Toxoplasmose

HIV

Plaquetas

Sífilis

Rubéola

Exame de urina

 

(*informados por uma gestante de 5 meses)